Os homossexuais apresentam 20 vezes mais chance de contrair HIV e por isso a OMS (Organização Mundial da Saúde (OMS) elaborou pela primeira vez uma lista de diretrizes para o tratamento e a prevenção deste vírus entre gays e transexuais. Na América Latina, cerca da metade das contaminações por HIV acontece entre gays.
As recomendações do relatório são dirigidas a políticos, profissionais de saúde e aos homossexuais e transexuais, com o objetivo de fomentar a prevenção por meio da camisinha."Não podemos reduzir a propagação da infecção por HIV no mundo se não forem atendidas as necessidades particulares destes grupos da população", declarou o diretor do departamento de HIV/Aids da OMS, Gottfried Hirnschall. As novas diretrizes da OMS foram preparadas ao longo do ano passado mediante consultas mundiais das quais participaram funcionários da saúde pública, cientistas e representantes de organizações da sociedade civil. Há várias hipóteses para explicar o aumento das taxas de infecção do HIV entre homens homossexuais e transexuais.
Uma delas, segundo a OMS, é que esse grupo pode ter abandonado a camisinha por causa da maior expectativa de vida trazida pelos antirretrovirais. Segundo o infectologista Jean Gorinchteyn, há quem deixe de se proteger ao pensar que os medicamentos diminuem as cargas virais e também a transmissão do HIV.
"Mas menor chance não significa que não haja a transmissão. Há ainda o risco de pegar outras doenças sexualmente transmissíveis, e o contato com cargas virais maiores pode ser prejudicial à saúde."
Além disso, práticas como sexo oral também podem transmitir a doença ""e nem sempre são feitas com preservativo. Há também a maior tendência à relação com múltiplos parceiros, documentada estatisticamente no caso desse grupo.
O infectologista explica ainda que o sexo anal tem maior chance de transmissão porque nele há menos lubrificação, mais atrito e mais lesões, com ruptura pouco perceptível de vasos sanguíneos do ânus. Segundo a OMS, seja quais forem as razões para o aumento, está claro que, mesmo em ambientes de alta renda, o risco de transmissão reverteu a tendência de queda
BEIJOS,
PROTEJA-SE,
ENTREGUE-SE!
;)
Ridiculooooooo.Hetero tem as mesmas chances ou até mais de contrair HIV vemos ai que o numero aumenta entre Mulheres Heteros Casadas.Eles citam o modo do sexo gay,mas nao percebe que na pratica é o mesmo do sexo hetero.Existe o sexo oral que nao é praticado com camisinha e tambem o sexo anal,e no hetero tem ainda o vaginal que tambem ocorre transmissao do HIV .Eles nao pordem a oprtunidade de dizer que Homossexuais sao a podridão da sociedade,se é os Heteros tambem HIV nao escolhe opção sexual,qq um esta vulneravel.
ResponderExcluirConcordo plenamente com vc... o mundo de gente mesquinha e esgoista, q só olha pro proprio rabo e enche ele de preconceito, pq tem medo de olhar pra si proprio...
ResponderExcluirHeteros tem tantas probabilidades qto um homoessexual, aposto q esse estudo idiota foi feito por um homofóbico.