quinta-feira, 5 de maio de 2011

STF reconhece união estável entre casais homossexuais


Pois é, meninos e meninas. Um passo importante foi dado hoje na história do Brasil.

O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL reconheceu por UNANIMIDADE que a união estável entre homossexuais é legítima perante a CONSTITUIÇÃO e, portanto, merecem direitos semelhantes aos de casais heterossexuais - herança, pensão, direitos trabalhistas, adoção de crianças e partilha de bens em caso de divórcio (rsrsrsr). Ou seja, tudo normal pra todo mundo.

Dez dos dez ministros do STF votaram a favor dos direitos dos homossexuais, após oito advogados apresentarem suas proposições (sete a favor e apenas um contra, representando a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil).

Veja alguns depoimentos deste dia histórico:

"Prevaleceram os direitos humanos, a igualdade, o princípio constitucional de um país que rejeita a discriminação e este é um grande passo. Cada um, cada uma que compõe essa comunidade que enfrenta todos os dias o preconceito, hoje está de parabéns e tem muito a comemorar por um Brasil novo que se descortina com essa decisão” ( Maria do Rosário, ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência)

"A decisão do STF deve ser aplaudida na medida em que confere uma interpretação à Constituição compatível com os princípios da igualdade e da dignidade do ser humano. Trata-se de um fato presente na vida da sociedade brasileira e que merecia reconhecimento pelo Judiciário no sentido de garantir os direitos decorrentes de uma situação semelhante a da união estável constitucionalmente previsto" (Ophir Cavalcante, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil)

“Essa é uma vitória da dignidade humana, do princípio da igualdade, pelo qual lutamos desde 1995. E de repente a gente conseguiu. A gente não achou que fosse ser uma vitória tão boa" (Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transsexuais)

"Estou encarando com enorme emoção, porque depois de uma luta que vem desde 1995, conquistamos uma vitória na suprema Corte do País. Por um lado, é um intenso júbilo pela sensibilidade e atualidade das convicções dos nossos ministros; por outro lado, é uma derrota para o parlamento, que se acovardou nessa última década não colocando em votação nenhuma proposta para a união estável. Agora todas as leis nesse sentido terão visibilidade em visão da decisão do STF" (Marta Suplicy, senadora pelo estado de São Paulo)

e, claro...

"Agora virou bagunça. O próximo passo vai ser a legalização da pedofilia" (Jair Bolsonaro, deputado pelo Rio de Janeiro - porque nosso blog não é idiotofóbico)


Pois é, isso não significa que você terá que casar, morar com alguém e provar dos direitos iguais. Isso significa que, se você quiser, agora você pode. E isso é MUITA coisa!

#chupasociettátchy!


Nenhum comentário:

Postar um comentário