terça-feira, 5 de julho de 2011

Dica de teatro - "Bent"


Olha, que nóis tá culto demais, bilu!

Oi gente, vim aqui dar uma dica de teatro pra voces, mas só pra quem está no Rio de Janeiro, por enquanto. É a peça “Bent”, adaptação brasileira da peça escrita por Martin Shermann e que estreou em 1979 na Inglaterra. Também foi encenada na Broadway com Richard Gere no papel principal!

Na história, Max, um golpista homossexual da Berlim dos anos 1930 vive suas farras e folias sexuais enquanto também mantém um caso de amor com Rudy, um bailarino que trabalha em um bordel da drag Queen Greta. Quando Max se envolve com um soldado da SA, ele acaba se metendo em confusão, já que o tal soldado tem um mandado de prisão expedido por Hitler, que decidiu acabar com a SA justamente pela suspeita de muitos homossexuais nos batalhões.

Com isso, sobra apenas a SS e o nazismo começa a se propagar pela Alemanha. Max e Rudy se escondem primeiro no bordel de Greta e depois partem em fuga por diversos locais da Alemanha, até que são capturados pelos nazistas e obrigados a trabalhar nos campos de concentração.

A peça é muito boa e explora a situação dos homossexuais no nazismo, que ganhavam um triângulo rosa para serem distinguidos dos demais. Nessa época, ser gay era pior do que ser judeu, isso considerando o ponto de vista nazista.

São vários momentos intensos que falam de amor, desejo e sexo sem nenhum pudor – um dos atores aparece pelado da silva em cena!. Apesar disso, a peça não se perde e se foca no sofrimento de Max e sua tentativa de escapar a todo custo, mostrando uma compaixão por outros homossexuais na mesma situação que ele.

No fim, “Bent” termina com a mensagem bonita de que todos são iguais e que homossexuais são seres humanos como todos os outros ( aí a peça cai no clichê e desanda, mas eu não sou crítico de teatro mesmo).

“Bent” tem no elenco os atores Augusto Zacchi, Gustavo Rodrigues, Augusto Garcia, Breno Pessurno, Miro Marques, Henrique Pinho, Vinicius Vommaro e Evandro Manchini. A direção é de Luiz Furlanetto.

Se você está no Rio, vai ver pq vale a pena! Agora, se você não está das duas uma: ou você torce para a peça chegar no seu estado ou vê a versão cinematográfica mesmo, que você pode ver aqui.

AH, e o título da peça e do filme, Bent, tem a ver com o termo do calão que em alguns países da Europa é utilizado para designar homossexuais (tipo viado, bicha, boiola, fag, essas coisas...)

Bjs!


2 comentários:

  1. Gostei do carinha! Branco, pelos loiros, deve ter uns pés deliciosos! Reparou nos pés dele? Se a peça vier para São Paulo, irei assistir! Gostei de seu comentário, da parte em que diz “mas eu não sou crítico de teatro mesmo”. Achei engraçado! Aliás, a dupla Leandrin e Vinny parece ser bem divertida! Vocês foram na Parada Gay?
    Beijos nos pés!

    ResponderExcluir
  2. Nossa dupla é legal mesmo! =D Adoro ele!
    Obrigados pelos coments!
    beijos...

    ResponderExcluir