segunda-feira, 18 de abril de 2011

Mato Grosso do Sul inova em medidas anti-homofobia


São tantos os casos de violência contra homossexuais que eu tinha prometido a mim mesmo não tocar mais nesse assunto – vocês vão saber disso pela mídia mesmo, aqui é lugar de coisa boa. Por isso mesmo, em mais uma dessas trágicas notícias que a gente vê, eu achei uma iniciativa bacana do governo do Mato Grosso do Sul, que eu desconhecia.
Por lá, existe uma espécie de medida complementar, uma lei administrativa – que funciona apenas no estado – que prevê alguns tipos de sanções em casos comprovados de homofobia, como advertências, multas de até R$ 3.000,00 e veto à contratação em caso de aprovação em concursos públicos. A medida existe desde 2005. Não é muito, mas já é um começo. E que começo!
Eu fiquei sabendo disso através da notícia que mostrou o ataque a um jovem de 21 anos que saía de uma boate com amigos em Campo Grande, capital do estado. O rapaz prestou queixa contra os três (!) agressores na Polícia Civil e o caso foi registrado como lesão corporal, que pode levar a uma pena de dois anos de reclusão em regime fechado.
Você pode ler a notícia completa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário