terça-feira, 12 de abril de 2011

Suicídio entre os homossexuais!


 Em 1973, a Associação Americana de Psiquiatria retirou a palavra "homosexualismo" da lista de transtornos mentais ou emocionais e a decisão foi seguida por todas as entidades de psicologia e psiquiatria no mundo. Depois de mais de 30 anos da desclassificação da homossexualidade como patologia mental pela Associação Psiquiátrica Americana, clínicos, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, conselheiros escolares e outros têm questionado se a experiência de ser homossexual perante uma sociedade estigmatizante não aumenta o desenvolvimento de psicopatologias. Alguns estudos têm mostrado (ainda não com uma consistência firme) que os homossexuais "assumidos" estão mais sujeitos a depressãoabuso de álcool e suicídio que os heterossexuais.


"Alguns pesquisadores estão identificando a adolescência como uma fase especialmente vulnerável ao suicídio. A média das pesquisas de tentativa de suicídio entre adolescentes homossexuais ou bissexuais é de 31% variando entre 20 e 39%. Estudos epidemiológicos mostram que entre 18 e 24 anos de idade a tentativa de suicídio entre os homens é de 1,5% e para as mulheres de 3.4%. Entre 25 e 44 anos a taxa é de 4%. Acredita-se segundo esses estudos que a não conformidade com sua condição sexual gera o comportamento de auto-agressão.
A Sociedade Americana de estudos do Suicídio está recomendando fortemente o estudo mais rigoroso e aprofundado das causas do suicídio. Afinal seria de grande utilidade sabermos se assumir a homossexualidade melhora o bem estar mental..." 
É um questão muito complexa. Mesmo com esses mais de 30 anos de não reconhecimento dos gays como pessoas doentes, a sociedade insiste em humilhar e desqualificar essas pessoas. Embora eu nunca tenha realmente considerado o suicidio como um saída, confesso que já passou pelo minha cabeça em momentos de depressão! Mas nunca o faria, pelos não agora... Enfim é isso!O psot foi meio emo... mas moentos emosm são precisos... Se cuidem...


Nenhum comentário:

Postar um comentário